Pesquisar este blog

domingo, 25 de janeiro de 2009

Dicas de como combater o Estresse.



Muito cansaço, pavio curto, apatia e insônia. Cuidado! Você pode estar estressado...


A primeira providência é procurar as causas desses sintomas. Depois, faça um esforço para descobrir em que situações eles costumam aparecer. Se você conseguir fazer este simples exercício, já deu o primeiro passo para mudar seu comportamento e obter qualidade de vida. Como resultado: um melhor controle do seu nível de estresse.


Mas por incrível que pareça, não podemos viver sem o chamado “estresse fisiológico”, necessário para o organismo. É considerado saudável porque sem ele não é possível enfrentar um dia de trabalho ou assistir a uma partida de futebol. O que deve ser controlado é o nível de estresse. Algumas mudanças simples no comportamento vão lhe ajudar bastante. Siga estas orientações:


1-Descubra o motivo da tensão. Examine suas atividades em casa e no trabalho;
2-Saiba planejar seu dia. É importante ter tempo para fazer as tarefas que lhe dão prazer;
3-Ao tomar banho, faça uma automassagem com um óleo de sua preferência.Procure uma essência aromatizante que o deixe relaxado, por exemplo, lavanda, alfazema, laranja ou camomila.
4-Ouça músicas com som da natureza.
5-Pratique a postura do relaxamento: deite-se no chão de barriga para cima, pernas e braços afastados, palmas das mãos para cima. Concentre-se e respire profundamente.Respire inalando por uma narina e exale pela outra promovendo a retenção do ar. Inicialmente, espere três segundos na inalação, doze segundos na retenção do ar, e seis segundos na exalação, aumentando gradativamente para quatro, dezesseis e oito ou cinco, vinte e dez. Alterne as narinas.
6-Compartilhe experiências com a família, converse e troque idéias.
7-Reveja sua alimentação, e coma devagar durante as refeições.
8-Durma e acorde cedo.
9-Medite pelo menos uma vez por semana.
10-Faça exercícios aeróbicos, de relaxamento e pratique esportes. Uma bela caminhada vai lhe trazer benefícios para o seu organismo;
11-Reserve um tempo para as atividades de lazer, e reavalie seus projetos de vida, impedindo que eles provoquem mais perdas do que ganhos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário